domingo, 14 de setembro de 2014

Golpe crítico: A lenda do Santuário


E nessa semana estreou aqui no Brasil o tão esperado filme em CGI dos Cavaleiros do Zodíaco.O filme tenta contar a história da saga das 12 casas,mas como nós sabemos,tentar resumir 73 episódios em um filme de 1h30min não dá certo.Tanto é que não deu certo!

Bem...por onde começar?Vocês querem que eu fale mal ou fale bem primeiro?

Ok então,vou deixar a pior parte por último....



Começando com as coisas boas....A primeira cena é uma delas,a pequena lutinha entre Aioros,Shura e Saga na fuga do santuário.Ali já podemos ver que o filme tem um certo potencial,os gráficos estão bonitos e a movimentação está foda.



A primeira batalha dos bronze boys contra o Aioria também é muito massa,os golpes na velocidade da luz do Cavaleiro de leão estão bem maneiros...tem partes engraçadas nessa cena também(não aquele engraçado bobalhão,mas o engrado sem "overacting").



O santuário que eles deram uma repaginada e mudaram agora pra uma outra dimensão ficou bem bonito.Ele lembra as 12 casas do ômega(não que isso seja um elogio,porque ômega....sabe como é né...).


Uma coisa que eu estava com o pé meio atrás e me surpreendi foi com as armaduras,tanto as de bronze quanto as ouro.Quando estavam vazando as imagens,todas pareciam meio estranhas,não tinham aquele tom de "douradas" do anime,mas assim que eu as vi em movimento mudei de ideia.Elas estão lindas!! Com destaque pro Shura e Shaka,as melhores armadura na minha opinião de merda.

E agora acho que já podemos passar pro lado negro da força né não?....Então bora falar dos pontos negativos dessa tentativa de Reboot,adaptação ou whatever....

A primeira mancada que da pra notar é o roteiro.Tudo é muito corrido,os personagens não são aproveitados cem por cento,tanto é que nem daria mesmo num filme só.As explicações são rasas..."Olha Athena,nós somos seus protetores e é isso,aceite!".
Os cavaleiros de ouro são todos bonzinhos,não há muita dificuldade pra passar pelas casas,os bronze boys mal chegam e já ganham uma passagem para a próxima casa.


E aquela Mira?Eu pessoalmente não entendi o por que deles mudarem o sexo do personagem.Será que um homem que usa um ataque com suas belas unhas vermelhas seria demais para as crianças de hoje?Não que essa mudança seja algo ruim no filme(coisa que nem deu pra aprofundar muito mesmo) mas se o personagem original era masculino,não vejo um por que de mudar isso.Se fosse pra mudar o sexo de alguém que fosse do Frô-Frô,já que ele era o mais afeminado no anime.

...E por falar nele,não podemos deixar de notar o maior figurante do ano,com seus 30/45 segundos no máximo de falas,que só aparece pra cumprir a cota do cavaleiro de peixe e já é logo derrotado num surto do Saguete.

O saga até trouxe a fumaça de LOST pra possuir o Aioria vocês acreditam?


Agora se uma coisa ficou zuada nesse filme foi o Máscara da morte...



...esse sim acabaram com a personalidade dele.Um cara sombrio,que tinha a casa mais sinistra das 12,foi transformado num personagem Disney que faz musical...Musical!!! E quando eu digo personagem Disney,eu estou dizendo exatamente isso.O Perverso máscara da morte foi transformado num Jack sparrow tosco.Na hora que eu vi isso na sala do cinema eu fiquei assim...



E o Saga?Ele estava com uma participação boa,até o momento que ele resolve falar pra Rita Repulsa jogar o cajado dela e ele virar um Kaiju gigante.

E pra fechar o post vamos falar do Seiya....Um carinha que em vez de despertar o 7° sentido,despertou a velocidade do Flash na casa de Touro....



Conseguiu o poder de juntar as armas dos power rangers pra bater no saga.....



..e que virou um centauro....


Caraca cara,por que ele simplesmente não veste a armadura normalmente?Ele tem mesmo que ficar um "meio humano,meio armadura"?....

E pra acabar de vez com as reclamações....O Seiya em momento algum diz a famosa frase que precede o meteoro de pégaso,a tão famosa "Me dê sua força pegasusssss"....

E outra coisa que acho que decepcionou todo mundo foi a falta de "pegasus fantasy",a música tema da série antiga que não tocou nenhuma vez,nem mesmo nos créditos!

Mas está bom,chega de falar mal do filme.....

Então é isso,o filme não é uma obra de arte assim como alguns tantos estão dizendo.O longa é uma animação fraquinha voltada pra nova geração de pequeninos cavaleiros.Mas também não é um filme que não deve ser visto,muito ao contrário,veja,os gráficos estão lindos e tem momentos até divertidos,mas já vá consciente de que é um filme bem ralo comparado com a saga do anime.